Erro
  • Falha ao carregar notícias.
desfile

As escolas da rede municipal de Vila Velha transformaram o Desfile Escolar em comemoração ao Dia da Independência, nesta sexta-feira (02), em um palco para a exibição de vários talentos. Na Avenida São Gabriel da Palha, em Vale Encantado, os alunos deram um show de criatividade na dança, no esporte, na música e nos projetos educacionais desenvolvidos nas unidades de ensino.

A alegria da aluna da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Pedro Herkenhoff, Luana Silva, 13 anos, de ser uma jogadora de handebol do “Projeto Forças no Esporte” esteve ao lado da emoção de participar pela primeira vez do Desfile Escolar.  “É a primeira vez que desfilo, estou muito feliz”, disse a estudante ao lado das colegas que, assim como outros alunos da unidade de ensino, mostraram a satisfação em participar do projeto, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o 38º Batalhão de Infantaria.

As Bandas Marciais das escolas de Vila Velha mostraram seu talento ao longo dos desfiles na avenida. Os jovens músicos da Banda Marcial da UMEF Joffre Fraga são exemplos de que as unidades de ensino contam com instrumentistas de peso, que dão show quando se apresentam. Eles emocionaram e contagiaram o público presente tornando o momento ainda mais festivo.

Além do talento, os pequenos demonstraram também atitudes de gente grande. Assim como outras escolas que trabalham o tema meio ambiente durante as aulas, a UMEF Izaltina Almeida Fernandes tem desenvolvido a educação ambiental com os alunos. Foi o que eles apresentaram para a comunidade durante os desfiles por meio do Projeto “Cuidando de si, do outro e do Meio Ambiente”.

“Com este trabalho são despertados valores necessários para que eles entendam que precisamos cuidar do lugar onde moramos e, consequentemente, transportar este sentimento para o cuidado com o nosso próximo. Por isso, hoje, durante este desfile, é muito gratificante mostrar para a população o empenho de toda a equipe escolar neste processo pedagógico”, destacou a diretora Rosilene Batista Ronconi.

O prefeito Neucimar Fraga ressaltou  o empenho do município, e, principalmente, dos profissionais da rede de educação, em  conscientizar alunos e jovens de Vila Velha sobre a importância da prática de ações saudáveis e, ainda, de fazer um alerta sobre os riscos e perigos do uso e da comercialização das drogas.

“Temos claro que essa luta contra as drogas deve ser constante. Vila Velha declara independência contra as drogas e pedimos aos pais e familiares que acompanhem de perto o crescimento de nossos jovens, pois, assim, poderemos evitar que eles entrem para o mundo das drogas”, disse Fraga.

A secretária de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, enfatizou que a secretaria tem trabalhado para oferecer a estrutura necessária para o atendimento aos alunos, garantindo, assim, uma educação pública de qualidade para Vila Velha.

“Por isso, novas seis escolas estão com a construção em andamento e temos também reformas sendo realizadas nas unidades da rede de ensino. Além disso, a secretaria hoje está presente no dia a dia das escolas por meio das Supervisoras Escolares. São dez profissionais que acompanham e prestam todo o supo

rte necessário por meio de um cronograma de visitas e atendimento na própria Semed”, afirmou.

Programação

Os desfiles acontecem até a próxima segunda-feira (05) nas demais regiões do município. Ao todo, cerca de três mil alunos irão participar. O próximo será realizado na Região 1, ao longo da Avenida Ministro Salgado Filho, em Soteco. Desfilam as seguintes instituições de ensino: Banda da UMEF Desembargador Ferreira Coelho; UMEI Maria Cristina; UMEI São Francisco de Assis; - UMEI Profª. Jurandyr Mattos Griffo; UMEI Tia Nenzinha; Banda da UMEF Aylton de Almeida; UMEF Cel. Joaquim Freitas; UMEF Irmã Feliciana Garcia; UMEF Profª Nice de Paula A. Sobrinho; UMEF Prof. Elson José de Souza; Banda e UMEF Vila Olímpica; UMEF Prof. Ernani Souza; UMEF Rubem Braga; Banda da UMEF João Calmon; UMEF Guilherme Santos; Programas Mais Educação e Escola Aberta; e Colégio Santa Catarina.

No domingo (04), às 9 horas, os desfiles serão realizados na Avenida Califórnia, no bairro Barramares, pelos alunos das escolas: Banda da UMEF João Calmon; UMEI Sarah Victalino Gueiros; UMEI Terezinha Pagotti; UMEI Profª. Normilia da Cunha Santos; Banda e a UMEF Aylton de Almeida; UMEF Deolindo Perim; UMEF Alger Ribeiro Bossois; UMEF Ilha da Jussara; Banda da UMEF Ulisses Álvares; UMEF Gov. Cristiano Dias Lopes Filho; UMEF Profª. Maria da Glória de Freitas Duarte; UMEF Prof. Darcy Ribeiro; UMEF Profª. Nair Dias Barbosa; Banda da UMEF Leonel Brizola; UMEF Maria Emelina Mascarenhas Barcellos; UMEF Reverendo Waldomiro Martins Ferreira; UMEF Prof. Paulo César Vinha; e Programas Mais Educação e Escola Aberta.

A programação será encerrada na segunda-feira (05), a partir das 8 horas, na Região 3 durante os desfiles na Avenida Fernando Antônio da Silveira, em Santa Rita. Desfilam as seguintes escolas: Banda da UMEF Paulo Mares Guia; UMEI Amilton da Silva; UMEI Milton Trancoso de Aguiar; UMEI Prof. Irineu da Fraga Neves; UMEI Maria da Glória Rauta; Banda da UMEF Feirreira Coelho; UMEI Pedacinho do Céu; UMEI Pedro Cavalieri; UMEI Santa Rita de Cássia; Banda da UMEF Joffre Fraga; UMEI Corradino de Cicco - Padre Edmundo; UMEI Sultany Nader Valladares; UMEI Vovó Cecília; Banda da UMEF Ulisses Álvares; UMEF Cecília Marchesi Pavesi; UMEF Prof. Antônio Lorenzuti; UMEF Ofélia Escobar; UMEF Antônio Pinto Rodrigues; UMEF Basílio Costalonga; Banda e UMEF Graciano Neves; UMEF Antônia Malbar; UMEF Ana Bernardes Rocha; UMEF Antônio Bezerra de Farias; Banda e UMEF Leonel de Moura Brizola; UMEF Mario Casanova; UMEF Saturnino Rangel Mauro; UMEF Macionília Maurício Bueno; e Programas Mais Educação e Escola Aberta.

Confira fotos do desfile da região da Grande Cobilândia

Fonte: Site PMVV

 
Banner
Banner
Banner

Assine nosso News Letter e fique sempre informado.


Name:

Email:

 
 

Credfacil

© 2008-2011 Cobilandia On-Line - Todos os direitos reservados -
 
 
     
 
   
Design by windows vista forum and energiesparlampen